O Planejamento Patrimonial visa organizar a sucessão e proteger o patrimônio individual ou familiar, bem como em vida, visa organizar o patrimônio para evitar confusões patrimoniais entre empresa e pessoas físicas. É um passo importante na prevenção de situações indesejáveis.
O planejamento é uma maneira preventiva de evitar litígios. Isso porque, no caso do planejamento sucessório, por exemplo, oportuniza que ainda em vida você determine a maneira como sua herança será transmitida, por exemplo, impedindo que divergências sobre partilha causem problemas e comprometam a paz e o conforto daqueles a quem você ama, além de evitar o transtorno de um longo e caro processo de inventário.
O Planejamento Patrimonial também pode ser aplicado na organização e disposição dos seus bens, protegendo suas propriedades contra relacionamentos mal sucedidos, fracassos profissionais e aqueles infortúnios que todos estão sujeitos a passar. Importante planejar, por exemplo, a separação dos bens corporativos dos bens pessoais e o estudo sobre a carga tributária em ambas as situações, além de ser salutar a elaboração de acordos em uniões estáveis e contratos pré-nupciais.
As consequências patrimoniais estão ligadas às nossas relações e à própria finitude da vida e, por isso, não podem ser desprezadas. É preciso enfrentar os tabus relativos a esses temas e se antecipar. Prestamos assessoria preparando as ferramentas jurídicas adequadas e realizando os aconselhamentos de modo que o planejamento evite riscos e traga tranquilidade ao cliente.